Grupo faz pesquisa para resgatar tradições

Grupo faz pesquisa para resgatar tradições de carnaval em Ituiutaba, MG

Trabalho é desenvolvido em conjunto com a UFU. Ideia é resgatar parte da história do carnaval da região.

Resgatar e valorizar a cultura são alguns dos objetivos de um trabalho desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. O grupo, que pesquisa as tradições dos blocos de carnaval, quer lembrar as antigas tradições e desenvolver uma pesquisa sobre o tema junto à comunidade.

Mical Marcelino é professora e integrante do grupo

(Foto: Reprodução/TV Integração)

Segundo a professora e também uma das integrantes do grupo, Mical Marcelino, a proposta do projeto nasceu durante uma reunião em um bar, entre amigos. “No ano passado surgiu a ideia em uma conversa entre amigos de resgatar o carnaval de rua, esse carnaval que é mais popular, que tem as suas músicas, a confecção das fantasias, a participação da população. Este ano a ideia ganhou um pouco mais de corpo e estamos indo para o segundo ano com o apoio de um grupo de pesquisas de Uberlândia. O grupo de pesquisas funciona tanto aqui em Ituiutaba, quanto em Uberlândia. Só que a ação que estamos fazendo é localizada em Ituiutaba neste primeiro momento, mas pode ser que depois o projeto se amplie”, explicou a professora.

Rodrigo Greppe diz que já identificaram dados
históricos (Foto: Reprodução/TV Integração)

Atualmente a pesquisa desenvolvida dentro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares (GPECPOP) da UFU conta com dois estudantes bolsistas que já desenvolvem alguns trabalhos no carnaval deste ano.

Segundo um dos integrantes, Rodrigo Greppe, logo no início foi possível identificar dados históricos sobre o carnaval em Ituiutaba. “Estamos tentando recuperar músicas que eram típicas de carnaval, a confecção das fantasias na cidade e, com isso, estamos descobrindo inclusive dados históricos. Descobrimos que na década de 80 a cidade tinha um movimento popular de carnaval com escola de samba. Então estamos resgatando não só elementos da cultura, como elementos da história também”, disse.

Uma das etapas do projeto ocorrerá nesta terça-feira (12), em Ituiutaba. Um bloco de carnaval irá percorrer as ruas da cidade, segundo a professora Mical. “Temos dois bolsistas que começaram o trabalho este ano e que ainda estão na primeira ação. E como estão começando agora já irão em um bloco nesta terça-feira, a partir das 16h, com fantasias e marchinhas. Outro desdobramento que temos é o projeto ‘Vamos fazer arte’ . É um projeto de extensão, que teremos oficinas de contação de histórias, de teatro e de músicas, tanto para os alunos da universidade, quanto para os professores da rede pública. Quem se interessar pode nos procurar e se inscrever para receber as oficinas de capacitação”, finalizou.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/02/grupo-faz-pesquisa-para-resgatar-tradicoes-de-carnaval-em-ituiutaba-mg.html