Projetos

O GPECPOP é composto por dois grandes projetos de pesquisa: Rede de Educação Popular - MEC (2009-2012), e anteriormente Tecendo Rede de Investigação e Intervenção: Formação de Educadores(as) para Educação de Jovens e Adultos - FAPEMIG(2009-2011).

E ainda diversas outras parcerias e trabalhos conjuntos:

Organização Não-Governamental - AÇÃO MORADIA (Morumbi)

SOS Mulher Família

Abaixo segue descrição dos projetos de pesquisa: REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR E TECENDO SABERES

Projeto "REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR"

Financiamento: Ministério da Educação - MEC

Esse projeto é orientado pelos princípios da pesquisa-ação (Brandão, 1999), é constituído de subprojetos articulados acerca de aspectos que se entrecruzam na produção e compreensão da educação e das culturas populares.

São objetivos do Projeto: identificar e analisar em diferentes contextos educativos dos bairros do munícipio de Uberlândia, especialmente, Morumbi, Jona D'Arc, Zaire Rezende e Celebridade, os saberes e as manisfestações culturasis, identificar práticas de educação e culturas populares e seus significados para inclusão social e ou escolar das classes populares; refletir sobre as relações de gênero, de raça/etnia, de classes sociais, educação e culturas populares e na constituição da teia da educação e culturas populares e suas relações com a inclusão social e escolar das classes populares

Para alcançar tais propósitos, o grupo de pesquisadores(as) que compõem a equipe do projeto, adotou a ideia de teia como inspiradora do mode de produzir conhecimentos. Disso decorre, uma dinâmica de trabalho sustentada na construção de relações de cooperação entre os(as) pesquisadores(as), com vistas a favorecer a criação de um ambiente de construção coletiva de conhecimento acerca da educação e culturas populares e dos(as) envolvidos nos projetos, a saber: pesquisadores(as) e outras comunidades.

O projeto pressupõe, no período de 2009 a 2010, as seguintes etapas: 1ª Etapa: diagnóstico (escuta e abálise das demandas e delimitações dos problemas de pesquisa; definição dos possíveis locais para realização da pesquisa; desenho da teia, colorindo os fios, envidenciando entrelaçamentos e vínculos e elaboração e desenvolvimento do projeto, contemplando vários itinerários e portas de entrada. 2ª Etapa: criação de comunidades de discussão e de intervenção.

Projeto "TECENDO REDE DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÂO: formação de educadores(as) para Educação de Jovens e Adultos.

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa

do Estado Minas Gerais - FAPEMIG

Este projeto representa o esforço de um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED-UFU, vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares. Tem como propósito identificar e analisar em diferentes contextos educativos saberes e culturas populares e as possibilidades de intervenção com vistas a conhecer e desvelar os significados e os sentidos que compõem essas práticas para a inclusão social e ou escolar de grupos historicamente excluídos, potencializando redes de investigação e intervenção sobre educação, culturas populares e formação docente.

Para tanto, assume o formato de pesquisa-ação colaborativa, contemplando duas dimensões da pesquisa em educação, a produção de saberes e a formação contínua de professores(as). Tem como questão central: Quais são as práticas escolares dos(as) educadores(as) da EJA, as necessidades formativas e seus significados na/para a inclusão escolar de jovens e adultos das classes populares, buscando constituir comunidades de investigação e formação em diferentes contextos educativos. Essa comunidade será composta por educadores(as) que ali atuam na EJA, pessoas que moram ao redor, que têm vínculos com aqueles(as) que freqüentam a EJA, e professores-pesquisadores e alunos(as) da UFU.

O projeto visa produzir e socializar saberes, a partir da interlocução com os(as) educadores(as), especialmente, os(as) professores(as), os(as) orientadores(as), os(as) supervisores(as), os(as) diretores(as), envolvidos com a educação de jovens e adultos EJA. O projeto contempla e articula três linhas de ação: 1º) Formação de educadores(as) que atuam na educação de jovens e adultos; 2º) Criação de materiais de apoio ao processo formativo; 3º) Criação de comunidades de investigação e discussão.

Por conseguinte, contribuirá para criar espaços de formação continuada de professores(as) e de produção de conhecimento sobre os diferentes problemas envolvidos na discussão sobre sucesso e fracasso escolar.