Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares - GPECPOP

_______

Iniciou-se, na UFU, no ano de 2010, um projeto de extensão e pesquisa, envolvendo docentes, educadores(as) populares e discentes de cursos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. Esses docentes identificaram e analisaram experiências de educação popular; realizaram três encontros nacionais sobre educação, saúde e culturas populares; criaram e publicaram uma revista sobre temas ligados à educação, saúde e culturas populares; e com bases nestas experiências, optaram por criar o Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU.

O Grupo investiga processos de educação e culturas populares; cria comunidades de comunicação e capacita educadores(as); elabora inventários, documentos, banco de dados e estudos sobre as narrativas referentes à experiência de grupos com foco na educação e nas culturas populares e seus impactos nos processos de inclusão escolar/social, e investiga atvidades de cooperação e de solidariedade. Projetos em desenvolvimento: Rede de Educação Popular, constituído de 8 subprojetos acerca de aspectos que se entrecruzam na produção e compreensão da educação das culturas populares.

No ano de 2010, o Grupo adotou as rodas de conversa na formação e investigação de professores(as) da EJA, e de 1º e 4º ano, contemplando duas dimensões da pesquisa em educação, a produção de saberes e a formação contínua de professores(as), e iniciou o projeto "Tecendo Rede de Investigação e Intervenção: formação de educadores(as) para a educação de jovens e adultos", que será comcluído em 2011.

Atualmente desenvolve pesquisa-ação na ONG Ação Moradia, na Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge e também atividades e encontros de interesse Popular.